Nair de Paula Soares e Rafael Rodrigues

Depoimento gravado em 11/4/2019
Com a participação de Eliana Formiga

Bloco 1

Escritório PVDI / Arquitetura / Rafael: estágio no escritório de Aloísio Magalhães / Aloisio: O Gráfico Amador no Recife / Aloisio, Noronha e Pontual / Improvisação criativa / Nair: conheceu a ESDI / Aluna de Aloisio; O projeto de conclusão de curso; Assistente de Projeto na PVDI / Trabalhar com Aloísio Magalhães era desafiador, ele acreditava nas pessoas, grande poder de aglutinar / A hierarquia interna:  Direção de Projetos, Assistentes de Projetos e Estagiários / Reuniões abertas.
Veja o vídeo


Bloco 2

Rafael: passagem de arquitetura para design / Detalhamento físico / Esboço de ideias como base de projetos / PVDI foi precursora na produção de manuais, alguns utilizados até hoje: Petrobras / Riqueza cultural de Aloísio Magalhães / Design de livros, relatórios, manuais / Formação e treinamento de equipes de implantação dos projetos dentro das empresas.
Veja o vídeo


Bloco 3

PVDI: formação de profissionais para o mercado / Pulverização e ampliação da profissão / Ampliação do mercado / Necessidade de reconhecimento mais efetivo da profissão / Ideias preliminares / Caminho emblemático: da cabeça para o papel / Quando se fala em design se pensa em design de produtos, muitas vezes o design gráfico vem a reboque / Novos profissionais devem se instrumentar culturalmente / Educação do olhar / Design virou sinônimo de estilo / A Projética.
Veja o vídeo


Bloco 4

Remuneração dos projetos / Mais opções para o profissional se inserir no mercado / Remunerações menores. Antes um arte-finalista conseguia adquirir um imóvel próprio / O mercado achata a cada dia mais a remuneração / Mais facilidade em encontrar trabalhos e estágios / Estruturas menores e com profissionais trabalhando em casa / Contratação por projetos / Integração pessoal nos escritórios.
Veja o vídeo


Bloco 5

Disputa entre cariocas e paulistas (Aloisio Magalhães no Rio e Alexandre Wollner em SP) / O geometrismo sintetizando ideias / Branding / PVDI de hoje, adaptada ao contexto, mas a essência é a mesma / Atualmente empresas estão mais conscientes sobre a relevância da marca  / Caráter mais estratégico do design / Projetos com participantes de várias áreas / Design Thinking / O usuário como foco.
Veja o vídeo


Bloco 6

Necessidade de se ter humildade no decorrer do processo / Profissão nova, mas com história / Le Corbusier: “a criação é uma pesquisa sistemática, persistente e que leva a resultados. Não é um dom divino” / PVDI criada em 1960, antes da ESDI.
Veja o vídeo