Lucy Niemeyer

Depoimento gravado em 4/9/2014

Bloco 1

A descoberta da profissão – fascínio pela revista Senhor (marco do design gráfico brasileiro), o contato com Sérgio Rodrigues e o livro de Nikolaus Pevsner / As características das primeiras turmas da ESDI, perfil dos alunos do curso/ Professores (figuras interessantes, sem coesão de pensamento): Décio Pignatari, Aloisio, Bergmiller, Decurtins (possível vertente da Escola para arquitetura pré-fabricada), Canabrava.
Veja o vídeo


Bloco 2

Ainda sobre professores: Canabrava filósofo, introdução à lógica matemática e pesquisa operacional /Décio Pignatari: Happening, poesia concreta, questionamentos estéticos / José Bonifácio antropologia e os índios Xingu / Professores de projeto fazendo nova abordagem para a lógica industrial / Cenário político e a posição do governador da Guanabara Carlos Lacerda que queria fazer do seu governo uma vitrine para sua candidatura a presidência. Seu empenho pessoal para que a Escola funcionasse em 9 meses. Costumava apresentar as instalações da Escola para visitantes oficiais. / A escola transgredia valores tradicionais e acadêmicos, participava de movimentos políticos com a proteçãoo da diretora Carmem Portinho. A moviola e o tangenciamento com o Cinema Novo: Glauber Rocha, Jabor.
Veja o vídeo


Bloco 3

Profissionais ícones:  seu relacionamento com Aloísio Magalhães, Cauduro e outros profissionais / A nova linguagem que surgia na comunicação visual e na indústria moveleira. Michel Arnault e Joaquim Tenreiro / Produção moveleira, Tenreiro (desenhista da Laubisch & Hirth), Vilanova Artigas trabalhou com Frank Lloyd Wright e implantou o curso de Arquitetura da USP com uma sequência de disciplinas de arquitetura, urbanismo, paisagismo, desenho industrial, arquitetos com habilitação em Desenho Industrial / A rusga entre arquitetos/designers x designers na ABDI. / Influências formais do  design de mobiliário brasileiro.
Veja o vídeo


Bloco 4

O design nacional de mobiliário seria mais “brasileiro” do que as artes gráficas (mais suíças e alemãs)? – “Estamos falando de que Artes Gráficas?” / Estágios e trabalhos / Orlando Souza Costa – Escola Parson / Prestação de serviços para as agências de publicidade / A percepção de que a televisão viria a ser um grande canal para o design: na TV Globo, Departamento de Comerciais dirigido por Geraldo Casé.
Veja o vídeo