Diva Pires Ferreira Bonney

Depoimento gravado em 30/4/2015

Bloco 1

Ingresso na ESDI / Formação / O momento político do país / Parceria com José Abramovitz e primeiros projetos / Itiro Iida, Ministério da Indústria e Comércio, Secretaria de Tecnologia Industrial, Programa de Desenho Industrial para alavancar a tecnologia brasileira.
Veja o vídeo

Bloco 2

O projeto de um Centro Nacional de Desenvolvimento de Design / As contradições do governo na década de 1970 / O Ministro Pratini de Moraes e o design / Luiz Blank e a implementação do grupo.
Veja o vídeo

Bloco 3

A partir de 1976: projetos alternativos ao Centro / A máquina de costura / O levantamento antropométrico / A questão do álcool como alternativa energética / Projetos agrícolas.
Veja o vídeo

Bloco 4

Prêmios internacionais / A complexidade da experimentação de máquinas agrícolas / O projeto da locomotiva de manobras (“mulheres no porto”) / Pesquisa de campo com usuários.
Veja o vídeo

Bloco 5

Os anos 1980: acordo com Alemanha para implementar laboratório de avaliação de produtos / Disseminação de métodos projetuais / Projeto de cadeira de rodas para práticas esportivas / Outros projetos para deficientes / 40 anos da divisão de Desenho Industrial (DvDI) – legado, continuidade e inovação: antropometria, prototipagem rápida, prêmios nacionais e internacionais, resiliência e estratégias / Álvaro Guimarães de Almeida, Cristina (Maria Cristina Palmer Lima Zamberlan), Domingos Manfredi Naveiro, Isabel (Maria Isabel Rodrigues)/ Nomenclatura Desenho Industrial x Design e o MEC-USAID.
Veja o vídeo