Bitiz Afflalo e Silvia Steimberg

Depoimento gravado em 11/5/2016
Conversa sobre Karl Heinz Bergmiller

Bloco 1

Descobrindo a ESDI e o design (Roberto Verschleisser e Freddy Van Camp) / Contato com o professor Karl Heinz Bergmiller / Bergmiller: ideias, conceitos e princípios impregnados pela cultura alemã / Momento político / Paralisação das aulas pelos estudantes / Formalização do ensino de design no país / Produção e Pesquisa / Reformulação do processo de conclusão da graduação.
Veja o vídeo


Bloco 2

Modelo anterior do projeto de conclusão de curso da ESDI X Modelo mais aberto e mais complexo / Visibilidade dos trabalhos de Bergmiller: a diferença entre trabalhar para uma empresa e para vários clientes; trabalhos muito vistos mas pouco divulgados / Design com parte didática bem evidenciada / A Escriba de José Serpa.
Veja o vídeo


Bloco 3

Registro da trajetória da produção de Bergmiller – Projeto de livro ainda não publicado / As exposições no MAM / Conceito de que o design é do cotidiano / Referencial de coerência e capacidade de síntese, planejamento no sentido amplo.
Veja o vídeo


Bloco 4

Arte e Design nos anos 1950 / Diferenças entre Arte e Design / Influências históricas de Bauhaus e Ulm (Escola Superior da Forma de Ulm)  / Duas formas de olhar / Design, qualidade, funcionalidade e comunicação / Parceria Bergmiller e Gustavo Goebel Weyne.
Veja o vídeo


Bloco 5

Relação Design e Publicidade / Imagem do produto brasileiro / Exposição, curso e manual de embalagens – IDI/MAM / Ministério da Indústria e Comércio: má qualidade das embalagens, devolução de produtos exportados / Um novo desenho: contexto que envolve o produto / Presença de Zuenir Ventura no IDI.
Veja o vídeo


Bloco 6

Projeto de Mobiliário Escolar – Ministério de Educação e Cultura / Recomendações e informações técnicas para os fabricantes / Pesquisando e entendendo o sistema educacional brasileiro / Mobiliário adequado às realidades locais.
Veja o vídeo