Alexandre Wollner

Paulistano (1928 – 2018), foi aluno do IAC – MASP de 1951 a 1953 e pertenceu ao grupo de artistas concretos de São Paulo, tendo obtido dois prêmios em 1953. No mesmo ano, conhece Max Bill que estava em São Paulo, e recebe o convite para ingressar na Escola Superior da Forma de Ulm, onde frequentou o departamento de Comunicação Visual de 1955 a 1958.

Ao chegar na Alemanha, em julho de 1954, começa a trabalhar com Otl Aicher, no Estúdio 5 que funcionava dentro da escola, e fez projetos para as empresas Braun e Lufthansa. Ao voltar ao Brasil criou – juntamente com Geraldo de Barros, Ruben Martins e Walter Macedo – a FormInform, primeiro escritório design no país (em São Paulo), participando também da criação da Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro – ESDI, onde foi professor por muitos anos.

Como designer gráfico criou algumas das marcas mais conhecidas no Brasil de sua época – tais como Itaú, Sardinhas Coqueiro, Elevadores Atlas, Eucatex, Klabin, entre outras – e estabeleceu a cultura e os princípios da manualização dos sistemas de identidade visual.

Sobre Alexandre Wollner, ver Biblioteca.